Como surgiu a ideia de empreender?
Por anos trabalhei como executiva em companhias, mas o sonho de empreender sempre me acompanhou. Eu pesquisava sobre as tendências do mercado e o que tinha potencial de crescimento, em busca de algo que fizesse sentido para mim.
Um dia li uma matéria sobre o mercado sênior e me chamou atenção o crescimento da população idosa. Me impactou como a oferta é limitada para este público.
Essas informações se conectaram à vivência muito próxima que tive com minhas avós, que dedicaram uma vida de amor à família e, na época, começavam a precisar de cuidados.
Assim, percebi que o propósito do meu empreender seria proporcionar mais qualidade de vida aos idosos.
A experiência pessoal como parte do know-how
Só quem convive com o idoso sabe como é complicado conciliar as rotinas, cuidados e manter o bem-estar. Minha avó, Dona Zurilda, tinha Alzheimer e precisava de cuidados especiais. Seus seis filhos se revezavam no cuidado dela. A dinâmica começou bem, mas cada casa tem uma família e uma rotina diferente. Em dado momento, cansada de tanto movimento, minha avó dizia: "Tudo o que eu quero é ir para a minha casa”. Não faltava amor, disposição e nem condição financeira para os cuidados. Mesmo assim, o problema continuava existindo.
Sei que, assim como a minha família, muitas outras passam por isso. Existe um limite que não é só financeiro, mas também de sanidade mental. Fica cansativo, inclusive para os profissionais, que têm alta rotatividade. Percebo que, diante de um mercado em amadurecimento, a família opta pela casa de repouso quando já não consegue mais manter o idoso em casa. O sentimento dos familiares que tomam essa decisão é um misto de cansaço, frustração, culpa e, enfim, a desistência.
Infelizmente, minha avó partiu antes de vivenciar a experiência que eu gostaria de proporcionar a ela. Mas a missão de oferecer mais qualidade de vida aos idosos permaneceu aqui comigo.
Renata Stringhini - Diretora Executiva da DOM Senior Living. Natural de Florianópolis-SC, formada em Administração e especialista em Gestão de Projetos. Ao longo da sua carreira profissional atuou na gestão de projetos simultâneos e liderança de equipes em várias localidades no Brasil e no exterior, em clientes como Petrobras, Fiat, Bunge e Tractebel.
Como surgiu a ideia de criar a DOM?
Sensibilizada com a minha questão familiar, comentei com uma grande amiga, a Paula Lunardelli, sobre o quanto faltavam soluções no mercado para atender os idosos. A Paula, que é engenheira e estava se especializando no mercado imobiliário complementou:
“As soluções imobiliárias são um exemplo disso. Os empreendimentos geralmente focam na família tradicional, formada por um casal com dois filhos e um cachorro. Faltam opções que atendam pessoas que moram sozinhas e têm rotinas diferentes, como os idosos.”
Assim tivemos a ideia de fazer uma solução residencial adaptada para idosos. Aquele meu sonho de empreender com um propósito começou a tomar forma e uma bela amizade se tornou uma sociedade de muito sucesso.
Depois de seis meses pesquisando o assunto a fundo e acompanhando com olhar técnico a rotina de cuidados dedicados à minha avó, percebemos que ter uma infraestrutura adequada representa apenas 30% dos problemas relacionados ao bem-estar do idoso.
A experiência do dia a dia faz muita diferença na qualidade de vida. Passamos a pensar na experiência que gostaríamos de proporcionar aos idosos. Assim, descobrimos o conceito de senior living.
Quando a solução ideal não existe, o problema se torna uma oportunidade
Para agilizar o processo, buscamos diversas operadoras de casas de repouso já atuantes no Brasil. Nenhuma opção atendia a nossa expectativa. Então tentamos olhar para fora. Nos aproximamos de uma rede francesa e vimos que as diferenças culturais eram grandes. Percebemos que o conceito de senior living norte-americano (que é a nossa proposta) não existia no Brasil e se mostrou praticamente impossível de adaptar dentro do que se propõe atualmente nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).
A DOM começou a tomar forma quando enxergamos uma oportunidade neste problema de não encontrarmos a solução ideal. No processo de pesquisa de viabilidade do negócio, contratamos consultorias especializadas na parte clínica, gestão de hotelaria, hospitality e assim por diante. Com muitas reuniões surgiram parceiros que compartilham dos mesmos valores que os nossos e investidores que ajudaram a desenvolver cada detalhe do projeto. Assim nasceu a DOM Operadora.
"Acredito que, quando estamos no caminho certo, a vida dá sinais colocando pessoas que colaboram na construção de um sonho."
O que diferencia o DOM Senior Living de um lar para idosos?
O nosso diferencial está na forma de olhar para o idoso. Estamos diante de uma nova geração de idosos. Cada um ao seu modo, mais independente, conectado, ativo etc. Sabemos que cada pessoa tem sua condição de saúde, com diferentes limitações, necessidades e personalidades, mas acreditamos que essa pessoa não deve ser administrada e, sim, servida. Estamos certos que a DOM marca uma redefinição do envelhecimento no Brasil.
A DOM foi pensada para quem quer continuar vivendo bem, com a segurança de poder contar com uma equipe profissional, se precisar. Assim surgiu o nosso lema: dar vida aos anos.
Um lugar para viver bem, sempre
Abrir mão do conforto do próprio lar já é um desafio. Então, nossa proposta é que o morador se sinta vivendo em um hotel. Porém, o idoso não vai se mudar para um quarto, mas, sim, para um apartamento. Ele continua tendo privacidade e um ambiente interessante para o familiar visitar, porque é aconchegante, bonito e tem espaços privativos.
Outro grande diferencial da DOM é que decidimos escolher localizações conectadas à cidade. Assim, visitar o idoso não precisa ser um evento com data marcada, em um local distante, que acontece esporadicamente. Os netos que estão na região, resolvendo questões do dia a dia, podem passar para tomar um café por meia hora. E, independentemente das visitas da família, o próprio idoso pode promover a sua saída a uma loja, um bar ou um restaurante que está a 300 metros do seu lar. Queremos que o idoso se mantenha integrado à sociedade e preserve sua autonomia e liberdade.
Como os idosos veem a proposta do senior living?
Hoje, ao conversar com idosos que moram sozinhos, percebemos que eles não estão tranquilos com a sua longevidade. Apesar de estarem envelhecendo de forma saudável, o sentimento é de angústia. Eles querem saber como viver de forma autônoma, tomando suas próprias decisões, com a presença da família, mas sem perder a privacidade e a segurança.
Por isso, quando falamos sobre a DOM com os idosos a receptividade é ótima. A possibilidade de viver em um lugar com estrutura de clube, serviço de hotel e conforto de casa é animadora para eles. Além de ter a segurança de poder contar com atenção à saúde 24h. A proposta da DOM representa a esperança de se ter mais vida ao longo dos anos.
A proposta que trazemos da DOM é diferente de tudo o que já se viu aqui no Brasil e temos consciência de que o pioneirismo traz desafios.
Quais são os desafios de empreender nesta área?
Entre os principais, eu citaria dois. O primeiro desafio é que não existe um plano diretor para construir residenciais para o público sênior. As casas de repouso são todas resultantes de reformas estruturais. Nós construímos o empreendimento do zero para este fim. Neste caso, precisamos atender regulamentos que não fazem sentido dentro do que queremos propor. Também buscamos entender quais conexões precisamos fazer, ou qual a melhor forma de entrar em cada cidade. Assim ganhamos tempo na implantação e trazemos a segurança que o investidor precisa. Já aprendemos muito ao longo do caminho e nos sentimos muito preparados para assumir projetos em outras regiões.
Outro grande desafio é superar o paradigma que se criou em torno de ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) de que são locais tristes, de abandono, solidão e falta de cuidado. Essa visão foi construída ao longo da história e do sentido que a palavra asilar alguém traz. A missão da DOM começa com a conscientização de que o senior living é uma solução diferente.
Thaiz Didoné é Jornalista, Especialista em Comunicação Empresarial. Criadora de conteúdo da DOM. Atua há 12 anos com Marketing e Comunicação.
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