top of page
  • Foto do escritorDra. Débora Ventura

Movimento pelo bem-estar da pessoa idosa

Atualizado: 18 de out. de 2022


senior living

Nesses 20 anos de atendimento a pacientes, dentre as queixas mais ouvidas na primeira sessão estão: "eu estou enferrujado", ou então "minhas articulações estão crocantes". As pessoas referem-se, nesses casos, às sensações de sentirem seus movimentos travados, com pouca fluidez e, muitas vezes, crepitações - os famosos "crec-crecs". Como qualquer outra máquina, nosso corpo também precisa de lubrificação para funcionar bem. E o que gera a hidratação dentro das articulações é o ato de movimentá-las.

lar de idosos

Ao mexer um joelho, por exemplo, um precioso lubrificante natural, chamado líquido sinovial, é liberado entre os ossos. Isso faz com que deslizem melhor, prevenindo desgastes nos meniscos ou na patela. E é assim que funciona no corpo inteiro. Esse é um grande motivo para movimentar-se frequentemente, para espreguiçar-se ao acordar, e também para fazer aquecimentos antes de começar qualquer exercício. Podemos fazer uma comparação com um carro sem lubrificantes em sua engrenagem. Depois de um tempo sem a devida lubrificação, o veículo apresentará um grande desgaste de peças importantes, o que impedirá seu bom funcionamento. Com o corpo humano não é diferente.

casa de repouso

A lubrificação gerada pelo movimento que, para este fim, pode ser suave, breve e de pouca amplitude previne lesões e garante vida mais longa e de mais qualidade às articulações. Isso consequentemente aumenta nossa capacidade de movimento com qualidade e conforto.

Até mesmo gatos e cachorros se espreguiçam ao acordarem. É instintivo e natural movimentar o corpo de forma global e suave após um longo período parado. Nós, humanos, é que perdemos esse hábito com o tempo, por estarmos constantemente correndo contra o relógio, desconectando-nos de nossas necessidades.


Com o passar dos anos, nosso organismo tende a perder líquidos: desidratar. Esse fato torna ainda mais importante que mantenhamos nossas articulações lubrificadas através do movimento, além de capricharmos na ingestão de líquidos.

Mudar de posição com frequência e variar as posturas nas atividades do dia-a-dia pode ajudar muito, além dos exercícios regulares.

Simples atitudes como essas contribuem muito para cartilagens saudáveis, movimentos mais fluídos e um corpo menos "enferrujado". Como qualquer outra máquina, o corpo humano precisa de uma boa lubrificação para que suas preciosas peças deslizem entre si. E no caso dessas engrenagens, o mecanismo é tão simples e inteligente, que o próprio ato de movimentá-las gera sua lubrificação.


Um empurrãozinho na circulação do seu sangue


Outro ponto importante para um bom funcionamento do corpo, principalmente na terceira idade, é o fluxo circulatório livre e abundante. Uma circulação forte e sem bloqueios garante que os nutrientes cheguem aonde são necessários.

Para isso, é preciso garantir um bom funcionamento das bombas propulsoras do sangue, com qualidade e elasticidade nas veias e artérias, e também suficiente hidratação.

A medida em que vamos envelhecendo, é comum percebermos regiões do corpo mais inchadas, principalmente extremidades como pernas e pés. Esse é um sinal de dificuldades circulatórias.

No entanto, muitos problemas circulatórios são silenciosos no início. Por isso, enumerei três dicas simples que ajudam muito o sistema circulatório a funcionar plenamente.


1) Tome bastante água Parece óbvio, mas muita gente não sabe que ingerindo bastante água o sangue fica menos viscoso e mais abundante, com seu fluxo facilitado através dos vasos, chegando mais fácil a todos os locais do corpo.

2) Mude de posição constantemente Ficar na mesma posição por muito tempo pode dificultar a circulação de sangue, tanto pela compressão de vasos importantes, quanto por incrementar a ação da gravidade e prejudicar o retorno do sangue que precisa subir ao coração.

3) Faça movimentos metabólicos com frequência. Exercícios simples que ajudam a bombear o sangue através da contração de músculos são muito importantes.

Flexionar e estender os tornozelos, por exemplo, ajuda a contrair as panturrilhas, que são nosso "segundo coração". Isso porque sua capacidade de bombear sangue é imensa, e sua contração garante um abundante retorno venoso do sangue das pernas para o tronco.

Por isso, de tempos em tempos, movimente seus tornozelos continuamente por alguns segundos. Assim, podemos ajudar o corpo a cumprir uma das suas funções mais importantes, e, dessa forma, melhorar muito a nossa qualidade de vida.


Débora Ventura é fisioterapeuta. Especializada em medicina tradicional chinesa pela Universidade de Shandong, China. Pós-graduada em Osteopatia, pelo IDOT, e Acupuntura, pelo CIEPH. Fundadora da Clínica Ventura, em Florianópolis, atua há 20 anos com terapias integradas.






131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page