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Foto do escritorRedação Dom

Age-friendly: seu negócio exclui ou conecta a diversidade geracional?

Atualizado: 20 de jan. de 2023




Quantas empresas brasileiras param para pensar na adequação do seu produto ou serviço ao perfil sênior?


Desenvolver produtos que acompanhem a longevidade da população é uma boa estratégia de negócios e fidelização. Os consumidores, à medida que envelhecem, podem permanecer fiéis às marcas que já os conquistaram no passado, desde que a empresa compreenda suas novas demandas.


Uma iniciativa interessante criada pela Organização Mundial da Saúde é o Programa Cidade Amiga do Idoso, que incentiva a transformação dos ambientes urbanos para que sejam acessíveis ao público sênior e promovam o envelhecimento ativo. Hoje já temos cidades brasileiras com esse selo: Porto Alegre, Esteio e Veranópolis (RS), Pato Branco (PR), Balneário Camboriú (SC) e Jaguariúna (SP).

O termo age-friendly pode remeter a espaços com um design universal ou com acessibilidade, mas é possível ir além. As empresas visionárias olham para toda a jornada de compra do consumidor pela perspectiva da longevidade, para eliminar ou minimizar as barreiras causadas pelo envelhecimento diante do consumo de seu serviço ou produto.


De acordo com Renata Stringhini, CEO da DOM Senior Living, "tão importante quanto remover essas barreiras existentes na jornada de consumo é fazer isso de forma natural, já que o objetivo é promover o relacionamento intergeracional”.

Recentemente, a equipe da DOM Senior Living foi contactada por uma construtora, com o intuito de determinar premissas no desenvolvimento de um projeto de um empreendimento de alto padrão senior-friendly. "Confesso que fiquei encantada e entusiasmada em encontrar empresários com esse olhar verdadeiro e corajoso para a longevidade”, comenta Renata.


Confira as premissas norteadoras definidas pela DOM para tornar um empreendimento age-friendly:


● Oferecer a todas as pessoas a possibilidade de desfrutar de um ambiente sem barreiras.

● Promover o prazer em viver pela facilidade em aproveitar o empreendimento, por meio de inteligência e tecnologia acessíveis, utilizáveis, convenientes e que geram experiências positivas.

● Facilitar a socialização, promovendo a inclusão social respeitosa com a idade e os contextos intergeracionais.


A maneira como as pessoas se relacionam entre si e com as marcas são heranças de um tempo em que a expectativa de vida era menor. A realidade mudou. Agora vivemos mais e queremos viver melhor. O convite da DOM é para revermos conceitos, transformarmos atitudes e olharmos com seriedade para as oportunidades que os agentes do mercado estão criando e possibilitando para esse grande e emergente público consumidor.


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